Como fazer agendamento do INSS

Os segurados são atendidos pelo INSS de forma simples e prática. Sua estrutura é totalmente adequada para manter a organização e eficiência no atendimento. Para que isso se mantenha, basta que algumas normas básicas sejam seguidas e uma delas é o agendamento de atendimento.
O objetivo do agendamento é disponibilizar um atendimento que garanta maior satisfação. Eles possuem protocolo válido e garantem todos os seus direitos. Sempre que realizar um agendamento, confira na página do serviço a relação de documentos necessárias para realizar o atendimento.
O INSS é o caixa da Previdência Social. Ele tem sob sua responsabilidade o recolhimento de contribuições e a execução dos pagamentos dos benefícios. Para ser assegurado pelo programa é necessário que os trabalhadores contribuam de forma regular com o INSS.
A previdência Social é um programa público que ampara os trabalhadores e seus familiares que perderam sua fonte de renda por motivo de força maior. Seja de forma temporária (maternidade, doença, acidente) ou definitiva (velhice, invalidez, morte de membro contribuinte da renda familiar).

Como realizar o agendamento de atendimento

O agendamento eletrônico pode ser feito através da internet (pelo site do INSS), ou por telefone (número: 135, de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h). As ligações realizadas de telefones fixos e telefones públicos são gratuitas e as ligações de telefone celular possuem um custo de ligação local.
Inicialmente, não há a necessidade de contratação de um advogado para realizar quaisquer serviço ou pedido. Qualquer assunto pode ser tratado diretamente entre o funcionário do INSS e o segurado.

Caso o pedido seja realizado junto ao INSS e seja negado, aí sim é viável a contratação de um advogado que trate de assuntos previdenciários, para que ele recorra junto a Justiça Federal sobre seu pedido. Nesse caso haverá gastos adicionais, porém é a maneira mais fácil de recorrer seus direitos.

Porque fazer um agendamento nas agências do INSS

Com o agendamento as agências do INSS podem se planejar de acordo com a demanda e atender à todos com tranquilidade. A disponibilidade de agendamentos num dia varia de uma unidade para outra de acordo com sua força de trabalho. O agendamento pode ser feito para:

  • Consulta de benefícios;
  • Requerimento do Auxilio doença;
  • Consulta às Pericias Médicas Agendadas;
  • Marcação de exame médico pericial para fins de reexame de auxílio-doença;
  • Pedido de prorrogação e Reconsideração – (PP/PR);
  • Requerimento do salário maternidade;
  • Requerimento de pensão por morte para dependentes de segurado(a) que recebia benefício;
  • Revisão de benefícios;
  • Lista completa de documentos solicitados pela Previdência Social;
  • Lista completa de formulários solicitados pela Previdência Social;
  • Consulta de processos diversos;
  • Consulta aos processos de concessão inicial de benefícios;
  • Consulta aos processos de revisão de benefícios;
  • Consulta às decisões das Câmaras e Juntas de Recursos da Previdência Social;
  • Consulta à revisão do teto.

Informações relevantes sobre o INSS e sobre o agendamento

Para realizar o cadastro no sistema previdenciário é necessário estar munido de CPF, Carteira de Identidade, ou Certidão de nascimento/casamento, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (obrigatório para Empregado Doméstico).
A Previdência Social garante diversos benefícios, para garantir seus direitos é necessário manter o pagamento sempre em dia do INSS. Hoje qualquer pessoa pode contribuir, basta ter seu cadastro e pagar pelo menos o valor mínimo, que é de pouco mais de 30 reais.
Alguns serviços podem ser feitos pela internet e não é necessário realizar o agendamento de um horário de atendimento. Os serviços são: pensão por morte e salário maternidade. Nesses casos, a documentação necessária deverá ser enviada pelos correios.
Caso haja a necessidade de verificar os serviços que possuem obrigatoriedade de agendamento, é possível consulta-los na Carta de Serviços do INSS. A carta é disponibilizada para consulta no próprio site da Previdência Social.
É possível realizar requerimento por terceiros caso não seja possível comparecer pessoalmente nas agências do INSS. Um procurador deverá ser nomeado para realizar o requerimento. O procurador deve ter mais de 18 anos e qualquer pessoa capaz, no gozo dos direitos civis, pode exercer essa função.
Finalizando, é possível perceber que o INSS, como sistema abrangente de toda a população brasileira, preza a organização nos atendimentos e eficácia de seus serviços. Por isso realizou o sistema de agendamento eletrônico de atendimento e vem mantendo esse padrão em todas as agências do Brasil.

David Silva

David Silva

Consultor de TI e blogueiro, criador do Coisa Util e do Linux Saudável.

You may also like...