INSS benefícios e comodidade para você !

Você está cansado (a) de esperar em longas filas ou ir ate locais distantes de sua casa ?

Saiba sobre os serviços oferecidos pelo INSS:

INSS benefícios disponibilizado através da internet

<alt>INSS benefícios, idoso mexendo no computador</alt>

Extrato de pagamentos

O site da Previdência Social disponibiliza em sua página opção de extrato de pagamentos para que os aposentados possam acompanhar data e o valor de seus pagamentos efetuados. Ao acessar o site é necessário estar com número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

Clique aqui e faça sua consulta

Agendamento de atendimento

Instituído em 2006, o agendamento da Previdência Social tem promove um atendimento mais prático para o cidadão principalmente se ele mora longe dos postos de atendimento. O agendamento é um protocolo válido para todos os efeitos, e garante todos os seus direitos. Não se esqueça de conferir, na página do próprio serviço, a documentação que você precisará levar no dia do atendimento.

Cálculo da Guia da Previdência Social – GPS

Você pode gerar sua Guia da Previdência Social (GPS) pela Internet, sem precisar de ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal ou ao INSS. A guia pode ser gerada para um mês específico ou para um período, desde que o período não seja anterior aos últimos 5 anos.

Carta de concessão e memória de cálculo

A carta de concessão é um documento que tem por finalidade informar ao cidadão a forma de cálculo do valor do seu benefício, além das informações relativas ao banco responsável pelo pagamento. Se o seu benefício foi concedido há menos de 20 dias, aguarde o recebimento da carta de concessão em sua residência.

Consulta de situação de benefício

Você acabou de solicitar sua aposentadoria quer saber como anda o seu pedido do benefício. Agora você tem opção de acompanhar pela internet basta acessar o site da Previdência Social.

Benefício assistencial ao idoso

O Benefício assistencial ao idoso é a garantia de um salário mínimo mensal ao cidadão com mais de 65 anos que não possui renda suficiente para manter a si mesmo e à sua família, conforme os critérios definidos na legislação.

Além de comprovar a idade mínima, para ter direito é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja inferior a 1/4 do salário-mínimo. Esta renda será avaliada considerando-se o salário do beneficiário, do esposo(a) ou companheiro(a), dos pais, da madrasta ou do padrasto, dos irmãos solteiros, dos filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que residam na mesma casa.

Como posso dar entrada na aposentadoria ?

Inicialmente, o cidadão ou seu representante legal poderá procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência para esclarecer dúvidas sobre o benefício e sobre a renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.

Para ter direito a este benefício, você deve possuir os seguintes requisitos:

  • Idade mínima de 65 anos (homem ou mulher);
  • Caso exista renda familiar, esta não poderá ser superior a 1/4 do salário mínimo em vigor por pessoa (incluindo o próprio requerente);
  • Nacionalidade brasileira;
  • Possuir residência fixa no país;
  • Não estar recebendo outro tipo de benefício;

Auxilio Funeral INSS

O auxilio funeral do INSS é pago para todos contribuintes que recebam até R$ 862,60 mensais. O benefício só é concedido para quem tenha contribuído ao INSS por pelo menos um ano. Para os dependes do falecido, o salário recebido pode ser de um salário mínimo ou até um valor superior de acordo com a contribuição do ex-contribuinte. Além disso, há o beneficio de pensão por morte que é fornecido aos dependentes do seguro. Para recorrer, o dependente legal deve comparecer a agência da previdência social.

Clique aqui e saiba mais

 

 

 

 

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *