INSS auxilio funeral – Quem tem direito

INSS auxilio funeral

 Contribuintes do INSS possuem diversos direitos, não somente enquanto contribui mas também depois, assim como a aposentadoria. Mas e o auxilio funeral? Quem tem direito?
auxilio-funeral-inss-coisautil
QUEM TEM DIREITO A INSS AUXILIO FUNERAL
Funeral sempre é triste e chato. Este é o pior momento para pensar nessas coisas, mas, infelizmente, é um mal necessário. E, é sempre bom tirar as dúvidas de forma clara e rápida, por isso resolvemos ajuda-lo.O auxilio funeral do INSS é pago para todos contribuintes que recebam até R$ 862,60 mensais. O auxilio só é concedido para quem tenha contribuído ao INSS por pelo menos um ano.Para os dependes do falecido, o benefício deverá ser de no mínimo um salário mínimo.Além disso, há o beneficio de pensão por morte que é fornecido aos dependentes do seguro. Para recorrer, o dependente legal deve comparecer a agência da previdência social.

Em se tratando de servidores pertencentes às Secretarias, encaminhar à Divisão Seccional de Despesa/DSD requerimento e cópias autenticadas dos seguintes documentos:

  • Requerimento conforme o modelo;
  • Cópia da certidão de óbito;
  • Comprovante de despesas em nome do(a) requerente(a) (Nota Fiscal/Nota de Serviços constando o CNPJ), será aceita cópia do comprovante de despesas somente com a apresentação do original para cotejo, ou Alvará Judicial – documento original;
  • Cópia do CPF e RG (requerente);
  • Certidão de casamento atualizada (quando requerido pelo cônjuge).
  • Comprovante de conta bancária (cópia do cartão, comprovante bancário ou declaração fornecida pelo respectivo Banco).

Para mais informações, como critérios de pagamento e locais de solicitação em São Paulo, acesse este link da Secretaria da Fazenda. Para mais informações sobre Pensão por Morte, acesse este link do dataprev.

 

– Decreto no 1.744 – Extinguiu as rendas mensais vitalícias, o auxílio-natalidade e o auxílio-funeral. Regulamentou o amparo assistencial devido à pessoa portadora de deficiência e ao idoso (8/12/1995).

Não deixe este recurso para última hora, para saber como garantir seu futuro com o INSS, leia este artigo.

David Silva

David Silva

Consultor de TI e blogueiro, criador do Coisa Util e do Linux Saudável.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *