[Tecnologia] Um pouco sobre Linux

Para começar, Sistema Operacional. Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema. Perfeito, agora podemos avançar.

O sistema operacional Linux teve o seu núcleo, mais conhecido como kernel, criado em 1991, pelo então pesquisador do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki (Finlândia) Linus Torvalds. O kernel é a mais baixa camada de interface entre o software e o hardware, responsável pelo gerenciamento de toda a operação de um computador.

A criação do sistema operacional veio no rastro do movimento do software livre, que ganhou impulso em 1984 com a fundação do Projeto GNU e a criação, em 1985, da primeira versão da licença GPL (General Public License), escrita por outro guru do mundo Linux (ou GNU/Linux, como ele prefere), Richard Stallman.

Desde o início dos anos 1980 o kernel vem sendo explorado por diversas empresas e programadores, que acrescentaram a ele uma série de aplicações para adicionar recursos ao sistema operacional. Essas melhorias deram origem ao que hoje costuma se chamar distribuição, ou simplesmente distro —um pacote com diversos recursos do Linux, entre aplicativos e até interfaces gráficas diferentes, como se o sistema operacional tivesse ele próprio “skins” ou temas, como o navegador Firefox.

Em outras palavras, juntaram o Kernel com uma série de ferramentas e deu origem ao GNU/Linux, que é o foco deste artigo. De fato, a primeira distribuição lançada foi a Slackware e, na sequência, o Debian. Veja a timeline das distribuições.

Veja algumas curiosidades sobre  Linux:

  1. Linus Torvalds desenvolveu o kernel do Linux enquanto estudava na Universidade de Helsinki em 1991.
  2. No ano passado, 75% do código criado para o Linux foi desenvolvido por programadores que trabalham em empresas privadas.
  3. Em dezembro de 2009 a IBM anunciou um novo sistema Mainframe desenhado para trabalhar com Linux.
  4. Os sistemas baseados em Linux encontram-se em 446 dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo.
  5. 95% dos servidores que se utilizam nos estúdios de Hollywood para os filmes de animação rodam Linux.
  6. O primeiro longa-metragem de sucesso produzido em servidores Linux foi Titanic em 1997.
  7. James Cameron também escolheu servidores com Linux para produzir o filme Avatar.
  8. Os servidores de Google rodam sob Linux.
  9. Google contribuiu apenas 1,1% do código do atual kernel do Linux.
  10. Linux está-se estendendo rapidamente no mercado de smartphones e outros dispositivos eletrônicos dentro do mercado de consumo.
  11. Sistemas operacionais como Palm WebOS, Google Android, Nokia Maemo ou Samsung Bada foram desenvolvidos com base no kernel do Linux.
  12. Em 2009, as diferentes variantes de Linux conseguiram uma quota de mercado em servidores de 33,8% em frente ao 7,3% dos sistemas da Microsoft.
  13. Na área de computadores desktops ou portáteis o Linux só tem 1,02% de quota de mercado.
  14. Torvalds criou Linux para o projeto GNU sob licença GPL.
  15. Baixo a licença GPL, qualquer programador ou empresa que distribua o kernel do Linux deve proporcionar também o código fonte dentro do próprio pacote.
  16. Em 1994, um tal William Della Croce Jr. registrou a marca Linux nos Estados Unidos e começou a pedir royalties às diferentes distribuições Linux.
  17. Torvalds e seus advogados ganharam esta batalha em 1997 para recuperar o registro da marca Linux.
  18. Atualmente existem mais de 300 distribuições Linux ativas.
  19. Linux ganhou muita popularidade para além dos tradicionais programadores graças à distribuição Slackware, que era mais fácil de utilizar para os não iniciados na programação.
  20. Estima-se que em um meio de desenvolvimento comercial o código fonte do Linux custaria em torno dos 7,3 bilhões de dólares.
  21. A primeira distribuição comercial de Linux foi Yggdrasil, lançada em 1992 em formato Live-CD que rodava direto do CD.
  22. A analista IDC contempla que em 2012 as vendas de suporte para Linux superem 1 bilhões de dólares.

Fonte: www.q-ene.com.br/blog

David Silva

David Silva

Consultor de TI e blogueiro, criador do Coisa Util e do Linux Saudável.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *